Início » Atividades » Educacional » Fernanda Curi: História e futuro do parque

Fernanda Curi: História e futuro do parque

por Vinícius Rodrigues

Treinamento com especialistas – História e futuro do parque com Fernanda Curi

Na manhã do dia 9 de agosto, a vivência começou mais uma vez no Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera. Fomos recebidos pela Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e museóloga Fernanda Curi, para uma conversa sobre a história do Parque Ibirapuera. Com mais de meio século de existência o Parque Ibirapuera foi objeto de pesquisa na tese de doutorado da Fernanda Curi, intitulada: “Ibirapuera, metáfora urbana. O público/privado em São Paulo (1954-2017)”, com a expertise adquirida durante os anos de pesquisa a convidada falou com propriedade sobre território, limites geográficos, possibilidades de expansão e acesso ao Parque Ibirapuera.

Mapas do perímetro e do entorno do parque fomentam a discussão sobre a ampliação da área atual do Parque Ibirapuera

Segundo ela, uma visão de futuro para o parque seria de ampliar as dimensões territoriais e englobar espaços hoje isolados pela malha viária. O Monumento às Bandeiras, a Praça Cidade de Milão, o espaço de treinamento de condução de veículos (relacionado a antiga presença do DETRAN) e até mesmo o Parque das Bicicletas poderiam ser integrados e compor uma nova área expandida do Parque, com dimensões muito maiores e fazendo referência ao plano original do mesmo. Os equipamentos culturais dentro do Parque também ganharam atenção. Além de mencionar a história de cada equipamento, Fernanda nos chamou a atenção para outros possíveis usos futuros do Parque Ibirapuera sob uma concessão privada. Um fato preocupante é o uso comercial desses equipamentos, atraindo um número excessivo de visitantes, ultrapassando a capacidade estrutural e ambiental do parque.

História e melhorias possíveis sinalizadas no mapa colaborativo por Fernanda Curi.

A vivência contou com uma ativa conversa observando mapas do parque e região, no clima de um relaxante piquenique sob a sombra das árvores, seguida de uma caminhada em trajetos que levaram o grupo até a cobertura do MAC-USP permitindo observação mais precisa dos impactos já sofridos pelo parque.

Depoimentos de alguns participantes:

Participei da vivência com a Fernanda Curi. Trabalho incrível. Emocionante o envolvimento dela com o parque, o conhecimento aprofundado de cada espaço. Enriquecedor saber de tantos detalhes da história de criação e transformação dos espaços construídos, dos museus… muito agradável e bem organizado o evento e a comunicação. – Arq. Riciane Pombo

Achei excelente com temas variados que contemplam vários assuntos sobre o parque. Tivemos a oportunidade de conhecer muitos aspectos importantes sobre o Ibirapuera e podemos multiplicar o que aprendemos, ampliando o conhecimento público sobre o parque. Priscila Reis Miranda

Realização Parque Ibirapuera Conservação por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania/Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Talvez também lhe interesse ler