Início » Atividades » Cultural » Semana de Arte 2018 no Parque Ibirapuera

Semana de Arte 2018 no Parque Ibirapuera

por Redação
A Bienal de São Paulo, este ano, será antecipada por um evento importante de artes visuais no Parque Ibirapuera. Trata-se da Semana de Arte 2018, que começa no dia 31 de Agosto de 2018. Duas razões fazem desse evento algo especial. A primeira é que se trata de uma feira de artes visuais com a participação de 43 galerias brasileiras e estrangeiras e um curador de peso: o mexicano Pablo León de la Barra, atualmente responsável pela seção de arte latino-americana do Guggenheim de Nova York e pela curadoria geral do MAC Niterói. A segunda é o lugar onde será realizada: o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no coração do Parque.

Comandada pelos galeristas Luisa Strina e Thiago Gomide, pelo curador Ricardo Sardenberg e pelo empresário cultural Emilio Kalil, a feira da duração de três dias visa especialmente os colecionadores de arte e os jovens interessados em começar uma coleção. Ela também traz sessões de filmes documentários e um ciclo de palestras – concentrados no próprio Pavilhão das Culturas Brasileiras – e, ainda, passeios arquitetônicos pela capital paulista.

Thiago Gomide conta um pouco da Semana de Arte 2018

Semana de Arte 2018 com a luz de inverno do Pavilhão das Culturas Brasileiras:

Uma feira no inverno onde os galeristas são convidados a trazer obras segundo a curadoria de Pablo Léon de la Barra. Uma feira como se fosse uma exposição, com conteúdo coerente e sem repetição, feita de forma pensada” – Thiago Gomide, Bergamin & Gomide

A proposta curatorial de Pablo León de la Barra dá destaque aos desdobramentos modernistas da arte nacional e estrangeira e aos seus “inconscientes reprimidos” – ou menos explorados –, sobretudo através da produção feminina e afrodescendente. Estarão expostos diversos trabalhos assinados por mulheres, como Lygia Pape (Almeida & Dale Galeria de Arte); Marina Weffort (Sim Galeria e Simões de Assis Galeria); Ana Prata (Galeria Millan); Leda Catunda (Celma Albuquerque); Fernanda Gomes (Luisa Strina); Martha Araujo com Ana Mazzei (Galeria Jaqueline Martins), além de uma série de obras com viés político de artistas como Anna Maria Maiolino, Tarsila do Amaral, Carmela Gross, Lenora de Barros, Wanda Pimentel, Rosângela Rennó e Rosana Paulino, no espaço da galeria Arte 57.

A esperança do Pavilhão das Culturas Brasileiras
A Semana de Arte é especialmente bem vinda no Parque Ibirapuera por um motivo importante: há anos em reforma, poucos tiveram a oportunidade de conhecer por dentro o atual Pavilhão das Culturas Brasileiras – edifício com a melhor vista do Parque e do seu lago. O espaço cultural está ameaçado pelo projeto mal estruturado de concessão do parque pela prefeitura, que sugere que o espaço vire um aquário para pagar as contas do parque. Esta é a hora de nós usuários valorizarmose fomentarmos todas as atividades culturais deste espaço, importante pela sua arquitetura e pela sua centralidade no parque, dando força à ideia de que alguma instituição cultural abrace o Pavilhão e o transforme em mais um grande museu e espaço expositivo da cidade.  E, se a intençãoda prefeitura for mesmo abrir mão da gestão direta de todos seus espaços culturais,que empodereo atual departamento hoje conhecido como Museu da Cidade para fazer a gestão destes futuros contratos junto a organizações da sociedade civil, contribuindo com a parte estratégica e fiscalizadora, e garantindo que em hipótese alguma se perca o interesse público e cultural do Pavilhão.

Confira o potencial do Pavilhão

Nós do Parque Ibirapuera Conservação defendemos que o Pavilhão da Culturas Brasileiras cumpra seu papel exclusivamente cultural como vislumbrando na atual versão do Plano Diretor do Parque Ibirapuera.

Espaço do Pavilhão das Culturas Brasileiras em reforma. Foto PIC

Mostra de arte popular

Além da feira, das palestras, dos filmes e dos passeios arquitetônicos, o Pavilhão das Culturas Brasileiras terá, no mesmo período, uma exposição de parte do seu acervo permanente, com obras de importantes nomes da arte popular do país, como Amadeo Lorenzato, Chico da Silva, Antônio Poteiro, Chico Tabibuia, GTO, Alcides, Antonio de Dedé e Resendio. Com este pequeno mas expressivo recorte, o Departamento dos Museus Municipais pretende dar continuidade ao seu processo de abertura e difusão do acervo do Pavilhão ao público – cuja democratização está, agora, ameaçada pelo projeto de concessão.

Serviço

Semana de Arte 2018
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera)
Data: 01 a 03 de setembro *
Horários: 12h às 20h
Entrada: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia) **
*A abertura para a imprensa e convidados acontece no dia 31 de agosto
**Venda de ingressos no local

Talvez também lhe interesse ler