Início » Patins

Patins

por Redação

Patinando no Ibirapuera

Patinar nos parques é seguro, tranquilo (dependendo do dia e hora) e muito prazeroso. O Parque Ibirapuera tem asfalto liso, áreas planas e espaço coberto onde se reúnem patinadores e skatistas.

A melhor área para patinar é mesmo a ciclofaixa! Precisamos educar o ciclista. Sim! Você patinador por usar a ciclofaixa do parque. É lei, confira aqui (considere imprimir a lei do link e levar com você. Educar da trabalho). Lembre que onde a linha é pontilhada e o piso vermelho, a preferência é do pedestre. No fundo o trajeto da ciclovia do parque precisa ser revisto. Ela deveria levar o ciclista de A para B, passando pelo parque, mas fica só no circuito e acaba .

O Patins como atividade física

Se você patina não só pelo lazer, mas pela atividade física, saiba que a patinação in-line (In Line Skating) é uma forma de exercício tão benéfica como correr ou andar de bicicleta. A Rollerblade Inc. mediu em 1992 como a patinação pode ser comparada em termos de gastos calóricos com exercícios como corrida ou ciclismo, bem como os benefícios aeróbicos e anaeróbicos. Veja o que descobriram:

30 minutos de patinação

  • Ritmo confortável e constante: ultrapassa 285 calorias. Frequência cardíaca de 148 batimentos por minuto
  • Com intervalo de patinação (alternando entre um minuto com esforço e outro mais suave na posição vertical): pode exceder 450 calorias em 30 minutos.

Como meio de comparação, a corrida e ciclismo gastam 350 e 360 calorias, respectivamente, em uma frequência cardíaca de 148 batimentos por minuto.

Benefícios aeróbicos

A pesquisa do Rollerblade Inc apontou que um treino aeróbico de patinação é melhor do que andar de bicicleta, mas não tão bom como correr. Patinadores podem aumentar seu treino aeróbico aumentando a velocidade ou buscando subidas. Porém, skaters deve dominar o controle de velocidade de patinação downhill antes de se envolver em um treino de subida.

Benefícios anaeróbicos (queimar gordura!)

Benefícios anaeróbicos determinam o quão bem um treino fortalece e desenvolve os músculos . Em geral, uma pessoa que está exercitando quer queimar gordura muscular, não musculos. Os estudos mostram que as mulheres que usam apenas dieta para reduzir o peso pode perder 40 por cento do seu peso, a partir de tecido muscular.

Segundo o estudo da Rollerblade, o patins em linha é mais benéfico que correr e pedalar, pois é intrinsecamente mais fácil e natural fortalecer os músculos do quadril e da coxa músculos que não são desenvolvidas em outras duas formas de exercício. Ao contrário do ciclismo, o patins desenvolve músculos isquiotibiais e é uma atividade de baixo impacto.

Confira este vídeo de como começar a patinar na marquise:

Este outro em inglês também é útil para quem nunca patinou: