Início » Parque Ibirapuera » História e fotografias históricas

História e fotografias históricas

por Redação

O que todo mundo (ou quase) já sabe:

O Parque Ibirapuera é um parque metropolitano e ícone na cidade de São Paulo. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. Hoje temos dentro do Parque um viveiro que leva seu nome, Viveiro Manequinho Lopes, local aberto à visitação pública e que abriga uma diversidade de plantas e orquídeas.

História através de livros:

Vide trecho do livro de Silvio Lofego sobre a história do Parque Ibirapuera e no quadro abaixo aprofunde nos detalhes:

“De acordo com o histórico do Parque do Ibirapuera, produzido pela prefeitura de São Paulo e publicado em diversos guias sobre a cidade, já no final da década de 20, o prefeito Pires do Rio manifestou o desejo de criar em São Paulo um parque nos moldes dos grandes parques existentes nas grandes cidades do mundo como o Central Park, em Nova Iorque, entre outros que compunham a paisagem urbana das metrópoles no mundo. A região conhecida como Ibirapuera, antiga aldeia indígena e depois transferida para o município por uma lei estadual em 1906, apresentava as dimensões necessárias para a concretização do projeto. Essa ideia foi abandonada, em princípio, por se tratar de uma região alagadiça, cuja drenagem foi realizada alguns anos depois. Segundo consta do histórico do Parque do Ibirapuera, por conta da iniciativa de um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, através do cultivo de grande variedade de plantas…” (leia mais no livro abaixo. Página 81…)

IV Centenário da Cidade de São Paulo: uma cidade entre o passado e o futuro. Lofego, Silvio Luiz. Ed. Annablume.

Estudo fotográfico da história do parque:

O paulista Ricardo Della Rosa, publicitário e estudioso da Revolução Paulista e história de São Paulo, fez em seu blog um levantamento fotográfico do Parque Ibirapuera.