Início » Arquivo com artigos resgatados » Organizações de Terceiro Setor participam de encontro no MAM

Organizações de Terceiro Setor participam de encontro no MAM

por Dulce Moraes

Como melhorar a gestão de recursos humanos nas entidades do terceiro setor foi o ponto de debate de encontro promovido nesta quarta-feira (17/jun) no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera.

O evento, promovido pelo Instituto Filantropia, reuniu dezenas de voluntários e representantes de organizações de fins sociais.

20150617_161616

O advogado Carlos Chinenti ministra palestra sobre Regimento Interno no Workshop Novos Rumos. Foto: Dulce Moraes

A temática atraiu a atenção das instituições, segundo Thais Iannarelli, diretora executiva do Instituto Filantropia. Para ela, o motivo é bem simples: as instituições, independente de seu porte, funcionam com as pessoas e pelas pessoas. “Reunimos aqui desde pequenas organizações não governamentais (ONGs) a instituições grandes e consolidadas”, ressaltou.

20150617_170056

Troca de experiênias entre organizações e instituições do Terceiro Setor é promovida em encontro no MAM. Foto: Dulce Moraes

“O nosso objetivo com esses workshops é contribuir para melhorar a profissionalização da gestão das instituições do terceiro setor de maneira que elas possam adotar práticas de excelências como as realizadas nas empresas, incorporando os conceitos de responsabilidade social e transparência”, explicou.

Um ponto alto no evento, segundo Thais, foi a troca de experiências das entidades participantes.

As palestras abordaram desde a retenção de talentos nas instituições, legislação trabalhista, regimento interno, voluntariado, entre outros temas que envolvem a gestão de pessoas.

O advogado Carlos Chinante, um dos palestrantes, destacou que o Regimento Interno é um instrumento importante para instituições, já que ele pode preencher lacunas existentes na própria legislação brasileira e representando uma segurança tanto para a instituição como para seus colaboradores.

Segundo Chinante, independente do modelo que for adotado, é recomendado que o Regimento Interno seja feito de maneira democrática. “Nesse documento deve estar claro os valores filosóficos instituição. Sejam democráticos ao fazê-lo, pois as pessoas quando participam do processo tornam-se comprometidas em cumpri-lo”, recomendou.

Nos próximos dias 18 e 19 de junhos novos workshops serão realizados na série Novos Rumos. Saiba mais.

 

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário