Início » Arquivo com artigos resgatados » O exemplo do Bartlett Arboretum & Gardens

O exemplo do Bartlett Arboretum & Gardens

por Roberto Carvalho de Magalhães

Em 1913, o dendrologista (estudioso das plantas lenhosas) Francis A. Bartlett compra um terreno de 120.000 metros quadrados em North Stamford, Connecticut (EUA), para aí fixar a sua residência e, ao mesmo tempo, dar vida a um centro de pesquisa e uma escola para treinar os funcionários da sua companhia de serviços florestais.

Bartlett Arboretum & Gardens, jardim de azaleias e rododendros. Foto: Roberto Carvalho de Magalhães, maio de 2017.

Em 1965, quando a companhia é transferida para North Carolina, a propriedade chegava aos 240.000 metros quadrados. Nos cinquenta anos de funcionamento em Stamford, ela tinha se transformado, ainda que não oficialmente, num verdadeiro jardim botânico, com plantas lenhosas provenientes do mundo todo, especialmente da Ásia, América do Norte e Europa. Sob pressão de um grupo de voluntários da sociedade civil, empenhado na preservação do que Francis Bartlett havia criado, ela é adquirida pelo estado de Connecticut.

Bartlett Arboretum & Gardens, casa de Francis A. Bartlett, hoje sede da administração do parque. Foto: Roberto Carvalho de Magalhães, maio de 2017.

 

Bartlett Arboretum & Gardens, exemplar de metasequoia. Foto: Roberto Carvalho de Magalhães, maio de 2017.

Inicialmente, quando abriu ao público, o parque estava sob a responsabilidade do Departamento de Proteção Ambiental e do Departamento de Botânica da Universidade de Connecticut. Quando, em 2002, a propriedade foi transferida do estado para a cidade de Stamford, a sua administração passou integralmente para a organização da sociedade civil de interesse público Bartlett Arboretum Association, a mesma que, desde 1965, estava empenhada na sua conservação. Aos 240.000 metros, somou-se uma área de 120.000, completando assim um total de 360.000 quadrados.

Bartlett Arboretum & Gardens, alameda de samambaias nativas de Connecticut. Foto: Roberto Carvalho de Magalhães, maio de 2017.

Hoje, o Bartlett Arboretum & Gardens é não só um lugar único em toda a Nova Inglaterra, onde é possível contemplar a paisagem e a vegetação nativa de Connecticut, belos jardins temáticos, árvores nativas e exóticas, entre as quais muitas centenárias, viveiro de plantas, como também um lugar de recreação, de atividades educativas e de fuga do cotidiano agitado, com quilômetros de trilhas, onde a fauna silvestre encontra refúgio.

Bartlett Arboretum & Gardens, passarela que atravessa a mata de zona úmida. Foto: Roberto Carvalho de Magalhães, maio de 2017.

Para saber mais sobre o Bartlett Arboretum & Gardens clique aqui.

Talvez também lhe interesse ler