Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu Afro Brasil » Museu Afro Brasil abre duas exposições sobre iconografia da serpente

Museu Afro Brasil abre duas exposições sobre iconografia da serpente

por Museu Afro Brasil

A serpente sempre capturou a atenção do homem. Poucos animais possuem uma iconografia tão rica, com a presença de arquétipos contrapostos: o bem e o mal; conhecimento e desrazão; a vida e a morte. O Museu Afro Brasil, envereda pelos caminhos sinuosos das representações artísticas do ofídio, em duas novas exposições simultâneas: “José de Guimarães – O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg” e “A Serpente no Imaginário Artístico”.
As exposições serão inauguradas no próximo dia 6 de setembro, às 13h, e permanecem em cartaz até o dia 7 de dezembro.

Um dos mais importantes artistas de Portugal, José de Guimarães, apresenta dez guaches que espelham sua interpretação pictória da obra do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929) na mostra “José de Guimarães – O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg”

Imagem de divulgação - Museu Afro Brasil

Imagem de divulgação – Museu Afro Brasil

Já a mostra “A Serpente no Imaginário Artístico” capta a simbologia da serpente nas artes, encontrada nas máscaras gueledés e nas variadas garrafas e bandeiras do vodu haitiano. Estarão expostos também outros artistas do Brasil, Benin e Haiti. As obras dessa mostra pertencem ao acervo do Museu Afro Brasil.

Imagem de divulgação - Museu Afro Brasil

Imagem de divulgação – Museu Afro Brasil

 

“A arte de José de Guimarães é ao mesmo tempo una e múltipla, como o próprio artista que, ao deixar-se contaminar por uma diversidade de culturas, cria uma comunicação e uma identidade mestiças, regenerando padrões e singularidades”, afirma Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil. Ele também assina a curadoria das duas exposições. Essa é a segunda exposição dos trabalhos de Guimarães no Museu Afro Brasil. Em 2006, ele realizou a exposição “África e Africanias”.

Abertura em 6 de setembro, às 13h.
Encerramento: 7 de dezembro.

Informações Museu Afro Brasil

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10
Visitação: Terça a domingo, 10h as 17h
Contato: 11 3320-8900
Saiba mais sobre o Museu Afro Brasil

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.
Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário