Início » Parque Ibirapuera » UMAPAZ » Escola de Astrofísica » Mulher, Espaço e Sociedade: 50 anos da primeira mulher no espaço

Mulher, Espaço e Sociedade: 50 anos da primeira mulher no espaço

por Redação

739535-valentina-tereshkova

Você sabia que a primeira mulher a viajar pelo espaço foi uma russa de 26 anos? Em 1963, Valentina Tareshkova realizou 48 voltas ao redor da Terra na aeronave Vostok 6, lançada pelo Programa Espacial Soviético. A viagem durou quase três dias e o seu retorno foi dramático, o que lhe rendeu as principais condecorações do país, como a medalha dos Heróis da União Soviética e a Ordem de Lenin.

A exposição 50º aniversário da viagem da primeira mulher ao espaço, Valentina Terechkova está na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini. Esta é uma oportunidade única de conhecer melhor a cosmonauta a russa e a história dessa importante viagem espacial.

Além de painéis fotográficos, a mostra organizada pelo conselho cultural da Associação Grupo Volga Folclore Russo da Vila Zelina apresentará dozes obras do artista plástico Edison Braga em alusão ao tema.

Terechkova foi escolhida entre dezenas de candidatos, após uma batelada de exame e preparativos exaustivos. Em seu retorno à Terra, a cosmonauta foi premiada com várias medalhas pelo poder soviético e ganhou uma série de documentários sobre sua história e viagem. Atualmente, Terechkova, que possui 76 anos, trabalha como deputada.

Mais informações:
Local: Escola de Astrofísica Aristóteles Orsini
Endereço: Complexo do Planetário do parque do Ibirapuera, portão 10, São Paulo
Data: 30 de junho a 6 de setembro, de 9h as 19h (prazo estendido durante outubro com a história da Valentina em painéis fotográficos)
Entrada franca

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário