Início » Atividades » Cultural » Cinema » Movimento “Reprogramando SP” no Parque Ibirapuera traz novas experiências culturais

Movimento “Reprogramando SP” no Parque Ibirapuera traz novas experiências culturais

por Redação

Só até o próximo domingo (24/05), na praça de eventos do Parque Ibirapuera, em frente ao Museu Afro Brasil, acontece o Reprogramando SP, que propõe um novo jeito de olhar para a cidade, por meio da arte, e envolver os moradores da metrópole em uma reflexão sobre os espaços públicos.

O projeto Reprogramando SP foi lançado no Parque do Ibirapuera, no dia 17 de maio, e terá duração de três anos. A iniciativa tem como mentores os artistas Burt Sun, Yael Steiner e Guil Macedo, e reunirá intervenções culturais nas áreas da música, literatura, gastronomia, dança e produção audiovisual.

reprogspUm dos destaques da programação é a exposição do artista baiano Bel Borba, de esculturas gigantes produzidas com sinalizadores de trânsito descartados, que convidam o público a aproximar-se diretamente com a arte, brincando e sentando nas obras, por exemplo. Essa exposição já esteve nas ruas de Nova York em outubro de 2012, sob curadoria de Burt Sun.

Os produtores culturais dedicaram-se também à área da literatura, trazendo ao parque Bicicletas de Cordel, que valoriza a leitura e alfabetização por meio da escrita. Trata-se de um espaço em que o público pode desenhar ou escrever sob orientação e profissionais. Além disso, o espaço serve como ponto de arrecadação de livros para doação, durante todo o evento.

tumblr_nog6p9LQZD1ushnido1_1280

Na área audiovisual, o Reprogramando SP traz o Movie Truck, um laboratório de experiências cinematográficas dentro de um caminhão, que exibe sessões de curta metragem mas também serve como um espaço de criação do próprio público. No Parque está uma pequena amostra do que será levado às ruas de SP durante todo o projeto.

Por fim, o projeto traz ao parque o movimento do Graffiti Ecológico, que pincela, com jatos de água reaproveitada, desenhos gigantes no chão. Pela noite, os graffitis são animações digitais que são narradas nas paredes do Museu Afro Brasil.

Além disso várias atrações também estão programadas para essa semana cultural no Parque Ibirapuera, como rodas de dança, apresentações de musica e performances artísticas, além de uma atração gastronômica.

O evento de lançamento rola no parque na semana do dia 17 a 24 de maio e tem apoio da Prefeitura de São Paulo, mas o projeto ainda trará mais atrações à cidade de São Paulo.

 

Reprogramando SP no Parque Ibirapuera
Visitação: 17 a 24 de maio, das 10h às 19h
Arena de Eventos, em frente ao Museu Afro Brasil (recomenda-se portão 3)
Gratuito

Talvez também lhe interesse ler