Início » Equipamentos » Pavilhão das Culturas Brasileiras

Pavilhão das Culturas Brasileiras

por Redação

O Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera fica em um edifício de 11 mil metros quadrados parte do conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer e abriga um espaço democrático que busca dar visibilidade à cultura do povo brasileiro e suas expressões.

Desde 2007, o Pavilhão vem passando por intervenções arquitetônicas determinadas pela Secretaria Municipal de Cultura e destinadas a livrá-lo das descaracterizações que sofreu no período em que abrigou repartições públicas. Hoje é administrado junto a Oca pelo Departamento de Museus Municipais da Prefeitura de São Paulo.

Breve história do edifício

O edifício nasceu junto ao parque e já deve várias funções. No começo chegou a sediar eventos como a Bienal de Artes de São Paulo (1953) e foi também o Pavilhão dos Estados durante o IV Centenário de São Paulo, quando cedido esporadicamente para exposições. Depois, início da década de 1970, já então batizado de Engenheiro Armando de Arruda Pereira, torna-se sede da Prodam, a Companhia de Processamento de Dados do Município. No fim de 2006, a Prodam muda-se e abre caminho para que o Pavilhão retome sua vocação cultural.

No Plano Diretor do Parque Ibirapuera, o edifício foi designado para ser a sede do MAM, buscando liberar a marquise e fazer valer o conjunto do projeto de Niemeyer. Mas, a organização que gere o MAM não se interessou e houve pouca força política e social para levar os planos adiante. Daí, a Secretaria Municipal de Cultura passa então a planejar o uso cultural deste espaço.

Programação do Parque, incluindo o Pavilhão: vide página com a Programação

Site sobre o Pavilhão: Secretária da Cultura

2 comentários

Curando o Déficit de Natureza – Demis Lima 18 de agosto de 2019 - 3:06 pm

[…] Ibirapuera, a Escola de Astrofísica, Planetário, Viveiro Manequinho Lopes , a Oca, Pavilhão das Culturas Brasileiras e Bosque da […]

% % Maravilhas Locais % % Maravilhas Locais % % 18 de fevereiro de 2020 - 2:47 pm

[…] São Paulo desde o dia 25 de janeiro. Trata-se da exposição Da Vinci Experience, que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. A diferença, no entanto, é que esta é totalmente […]

Comentários encerrados.