Início » Equipamentos » Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

por Redação

A história do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) no parque, um dos primeiros museus de arte moderna da América Latina, começa durante a 5ª Bienal de São Paulo, quando Lina Bo Bardi e Martin Gonçalves idealizaram o projeto de um ambiente temporário sob a marquise para abrigar a exposição “Bahia”. Posteriormente, o espaço funcionou como depósito da bienal até virar a sede do MAM em 1968-69.

mam

Divulgação MAM

De lá para cá, o MAM-SP cresceu e possui hoje mais de 4000 obras de arte contemporânea brasileira, dentre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações. Modernizou, revitalizou e hoje é um dos espaços mais bem cuidados do parque. No museu há peças de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, além instalações de Regina Silveira, Nelson Leirner e José Damasceno. Ainda assim, o espaço sob a marquise no Parque Ibirapuera parece pequeno para o museu que chegou em seu 33° Panorama a refletir sobre seu espaço e função na cena cultural da cidade.

mam2

Divulgação MAM-SP

Sob a marquise o MAM tem duas galerias de exposição, auditório, ateliê, biblioteca, loja e restaurante. Vale uma visita neste encantador espaço no parque.

Entrada do MAM. Foto divulgação.

Entrada do MAM. Foto divulgação.

Informações:

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Visitação: Terça a domingo e feriados, 10h às 18h (encerramento bilheteria às 17h30). Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)
Contato: 11 5085-1300

Programação: vide página com a Programação

1 comentário

Curando o Déficit de Natureza – Demis Lima 18 de agosto de 2019 - 3:01 pm

[…] da América do Sul. As áreas e construções do parque são o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Bienal, Museu Afro Brasil, Auditório Ibirapuera, a Escola de Astrofísica, […]

Comentários encerrados.