Início » Equipamentos » Ginásio do Ibirapuera

Ginásio do Ibirapuera

por Redação

O Ginásio Ibirapuera é parte do Complexo Esportivo Ibirapuera, administrado pelo Governo Estadual de São Paulo. Hoje hospeda espetáculos culturais, esportivos e de lazer. Versátil, o ginásio é capaz de atender desde uma partida internacional de tênis até um show de patinação no gelo. Possui salas de apoio para atletas e artistas e capacidade para 11 mil espectadores com total estrutura para oferecer conforto ao público, imprensa e personalidades.

Nas imagens abaixo extraídas do Livro Metáforas Urbanas de Fernanda Curi, PhD, você pode vislumbrar o potencial de um bom plano diretor, e se interessado debruçar sobre o livro (download) para descobrir mais sobre a história do Ginásio, parque e seus desdobramentos.

Vista satélite do Parque Ibirapuera em 1958 extraída do site Geoportal; a mancha em verde-claro inserida sobre a imagem indica o limite da área atual, tombada em 1992 pelo Condephaat; em verde-escuro, o território segregado pelo corredor viário, uma imensa área verde que representa quase outro parque Ibirapuera em áreas estaduais, entre outras particulares, possíveis de ser incorporadas ao parque e/ou ter uso público. [Extraido de Ibirapuera metáfora urbana, F. Curi]

Vista satélite do Parque Ibirapuera em 2017 extraída do site Google; observa-se entre os espaços segregados em verde- escuro da imagem anterior: área ocupada pelo Exército, Assembleia Legislativa, Clube Círculo Militar, Instituto Biológico, Instituto Dante Pazzanese, Instituto de Engenharia, Centro Acadêmico XI de Agosto, Conjunto Desportivo do Ibirapuera, Área da Sabesp; nesse espaço também se encontram algumas áreas já públicas, como a do Modelódromo, municipal, e a do Conjunto Desportivo Ibirapuera, estadual. [Extraido de Ibirapuera metáfora urbana, F. Curi, 2018]

Segundo, Thobias Furtado da PIC, o ginásio e entorno deveriam ser repensados:

Quando pensamos no Ginásio Ibirapuera, pensamos em como toda sua área e entorno deveriam ser contempladas no novo Plano Diretor do Parque Ibirapuera. Sydney fez assim ao aproximar o Moore Park (com estádio e outras construções) do vizinho de rua Centennial Park (muito verde) em um bom e responsável Plano Diretor quando aproximando o Ginásio de um a área verde do outro, aumentou a receita do parque e ajudou a preservar o verde dos dois. Hoje eles são geridos por um trust privado, sem fins lucrativos e de interesse público.

ginasio2

Vista interna.

 

Informações do Ginásio:

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361
Ibirapuera – São Paulo – SP
Telefone: 3887-3500, Ramal 200/201
Dias Úteis das 8h às 18h –
Funcionamento: das 7h às 20h, diariamente.