Início » Equipamentos » Escola de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera

Escola de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera

por Redação

A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (EMA) é uma unidade pública de ensino dedicada a ministrar cursos gratuitos e/ou subsidiados de astronomia e assuntos correlatos a estudantes do ensino básico, astrônomos amadores, professores e interessados em geral. Fica no Parque Ibirapuera, ao lado do Planetário Professor Aristóteles Orsini (também chamado “Planetário do Ibirapuera“).

Escola Municipal de Astrofísica.

Escola Municipal de Astrofísica.

História

A escola foi fundada em 1961, por iniciativa médico e astrônomo amador Aristóteles Orsini, para atender à demanda por cursos de iniciação à astronomia, estimulada pelas sessões do planetário do Ibirapuera, que havia sido inaugurado pouco tempo antes, em 1957. Tornou-se nas décadas seguintes um importante centro de difusão de conhecimentos astronômicos básicos, tendo contribuído também para a formação complementar de astrônomos profissionais brasileiros, em função da escassez de cursos de graduação em astronomia no país, tendo também participado, junto com o planetário do Ibirapuera, de pesquisas pioneiras em registros radioastronômicos.

Cursos

Desde sua criação, a escola já ministrou mais de 500 cursos, atendendo a um público superior a 20.000 pessoas. Atualmente, oferece cursos de variados níveis, desde introdução à astronomia até outros mais aprofundados como construção de telescópios, astronomia do sistema solar, evolução estelar e cosmologia.

 

Prédio

O edifício da Escola Municipal de Astrofísica foi inaugurado em 1961 no Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil. O projeto é do arquiteto Roberto José Goulart Tibau. Tombado pelo CONDEPHAAT e CONPRESP, órgãos de defesa do patrimônio histórico do Estado e do Município de São Paulo, respectivamente, o edifício foi restaurado e reaberto em 2008.

escola

Instalações

Na escola tem três salas de aula, salas especiais, biblioteca, auditório com capacidade para 100 lugares e espaços para exposições, além do terraço, equipado com um observatório astronômico e outros instrumentos destinados à observação dos astros. A escola possui ainda uma biblioteca especializada e um acervo de objetos históricos relacionados à astronomia e ciências afins.

Administração

A escola é subordinada à Divisão de Astronomia e Astrofísica da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município e integra o Complexo de Planetários de São Paulo.

Para ir ao site do Planetário clique aqui.

Informações da Escola:
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul
Telefones: 11 5575-5425 / 5575-5206
Inscrições e informações de cursos de 2ª A 6ª feira, das 14h às 20h
E-mail: svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br
Site da Prefeitura: http://www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia