Início » Equipamentos » Bosque da Leitura no Ibirapuera

Bosque da Leitura no Ibirapuera

por Redação

O Bosque da Leitura no Ibirapuera oferece um ambiente cultural alternativo de leitura em área verde para frequentadores de todas as faixas etárias.

Até 2014, o Bosque da Leitura no parque estava abandonado e sem investimentos da prefeitura. O pequeno acervo sofria com a umidade devido a inundações e goteiras. A casinha, ali há décadas funcionava somente como um local para guardar alguns livros, revistas e cadeiras de plástico.

Bosque da Leitura pré restauração, sofrendo com inundações, goteira, falta de estantes adequadas e descaso na manutenção.

O Parque Ibirapuera Conservação (PIC), organização que une os amigos do parque, assinou em 2014 um Termo de Parceria, sem qualquer contrapartida para restaurar e cuidar do Bosque da Leitura. Foi através do bosque que começou o grande movimento de frequentadores se unindo para cuidar das áreas verdes da cidade. Depois da restauração do bosque o PIC propôs inúmeras outras melhorias em áreas de contemplação, lago, playground e esportivas.

Janeiro de 2018. Entrega do Bosque de volta a prefeitura.

Em janeiro de 2018 a Prefeitura de São Paulo solicitou o espaço de volta ao PIC, cancelando o contrato de cogestão do Bosque. Ali, amigos do parque investiram aproximadamente 500 mil reais entre horas e serviços doados para não só transformar o bosque, mas abri-lo inúmeras vezes durante a semana, fazer dezenas de contação de história, festival de cinema e teatro de adaptações literárias, oficinas e muito mais. Tudo isto sem um centavo da prefeitura, ou mesmo contrapartidas de marcas, simplesmente com o empenho em cuidar do que é público pelas pessoas que acreditam no poder transformador da sociedade civil organizada.

Assista o filme da inauguração da restauração:

O Bosque da Leitura do Ibirapuera passou por um retrofit completo em 2015 realizado pelo Parque Ibirapuera Conservação.

Informações:
Acesso: Portão 7 (ao lado do Viveiro Manequinho Lopes) pela Av. República do Líbano, 1151
Visitação: Sábados e domingos, das 10h às 16h

Tire sua dúvida com gente como você