Início » Parque Ibirapuera » Árvores! Árvores! Árvores!

Árvores! Árvores! Árvores!

por Redação

Como já tivemos a ocasião de destacar na nossa revista, o Parque Ibirapuera tem um conjunto de árvores de grande interesse. Aliás, ele pode ser comparado a um jardim botânico pela sua variedade de espécies, nativas brasileiras e exóticas.

No dia 4 de agosto, iniciamos uma parceria muito desejada para ir à descoberta dessas extraordinárias esculturas vivas. Trata-se da Caminhada monitorada: Árvores do Brasil e do Mundo, concebida e realizada pessoalmente por Juliana Gatti, diretora do Instituto Árvores Vivas, uma OSCIP voltada para a informação e as práticas que tornem conteúdos de qualidade de interesse meioambiental acessíveis para a comunidade. Isso ocorre por meio de vivências práticas que estimulam a conservação e maior conexão entre as pessoas e a natureza. As caminhadas à descoberta das árvores faz exatamente isso.

Caminhada para o conhecimento das árvores do Parque Ibirapuera do dia 4 de agosto de 2018. Foto: Pedro Cristales EL.

 

Durante a primeira caminhada de identificação e reconhecimento das árvores do Parque do Ibirapuera, pudemos apreciar árvores da flora do Brasil e do Mundo. Conhecer mais sobre as histórias de cada espécie, dicas de identificação e compreender como se deu a história da arborização da nossa cidade e do parque. Visitamos exemplares escultóricos, atrativos por seu porte e também aquelas espécies que durante o inverno florescem e nos encantam com esta etapa do ciclo anual.

 

Os participantes despertaram seus sentidos e técnicas investigativas para descobrir mais sobre o conjunto de elementos que auxiliam na identificação das espécies. Apreciamos as estruturas das folhas, flores, frutos, sementes e também a arquitetura do tronco, textura das cascas. Foi um roteiro muito agradável para dar boas vindas a esta parceria que se inicia”,

diz Juliana.

Caminhada para o conhecimento das árvores do Parque Ibirapuera do dia 4 de agosto de 2018. Foto: Pedro Cristales EL.

Com mestrado em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, pesquisadora em Saúde e Bem Estar proporcionado pelo verde, Juliana Gatti também se ocupa da relação das crianças com a natureza.

É preciso dizer mais alguma coisa? Acho que, agora, só resta conferir e vir nas próximas caminhadas! Teremos uma no dia 8 de setembro.

Eis o link direto para as inscrições:

parqueibirapuera.org
Aprenda a identificar as árvores do Ibirapuera nesta caminhada com grupo de amigos e parceiros do Parque Ibirapuera Conservação e do Instituto Árvores Viva concebida para toda a famílias e pessoas de todas as idades para conhecer aspectos históricos e curiosidades de uma grande diversidade de espécies de árvores que habitam o Parque …

Para saber mais sobre o Instituto Árvores Vivas, clique no link abaixo:

www.facebook.com
Árvores Vivas, São Paulo. 14K likes. Reconectar toda sociedade à natureza por meio de informação e arte. Sensibilizar através de vivências criativas…

Leia mais sobre as árvores do Parque Ibirapuera nos artigos abaixo:

parqueibirapuera.org
Plantar e preservar o verde existente é imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades. De bom grado ou a contragosto, as sociedades estão se dando conta disso.
parqueibirapuera.org
Como muitos parques urbanos ao redor do mundo, muitas vezes nascidos como jardins para recolher espécimens de plantas e árvores de várias proveniências, para o estudo e/ou deleite dos seus frequentadores, o…
parqueibirapuera.org
Desgoverno, hipocrisia, superficialidade – e desrespeito dos cidadãos – na gestão do verde. O triste (e desnecessário) fim de uma árvore monumental e icônica do Parque Ibirapuera.

Talvez também lhe interesse ler