Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu Afro Brasil » No aniversário de SP, Museu Afro Brasil revela histórias e memórias da maior cidade da América Latina

No aniversário de SP, Museu Afro Brasil revela histórias e memórias da maior cidade da América Latina

por Museu Afro Brasil

A exposição conduz uma arqueologia, por meio de fotografias, iconografias, esculturas, livros, pinturas, fantasias, vestidos, poemas, mapas, instalações e depoimentos. São Paulo passou de uma simples aldeia a uma das capitais do mundo.

O mosaico da exposição é formado por telas dos pintores Massao Okinaka, Daniel Melim, Jacques Leclerc, Odetto Guersoni, Charles Pepford, Nilton Mesquita e Carolina Caliento, esculturas de Victor Becheret e imagens captadas pelos legendários German Lorca, Gaspar Gasparian, e outros fotógrafos anônimos. As fotografias revelam momentos históricos da cidade, a exemplo dos desfiles de carnaval na Avenida Paulista na década de 1930; flagrantes de ícones da cultura paulistana, como o escritor modernista Mário de Andrade.

Daniel Melim, Quintal da fábrica - tríptico, 2014, Acrílica, latex e spray sobre tela

Daniel Melim, Quintal da fábrica – tríptico, 2014, Acrílica, latex e spray sobre tela

A mostra apresenta também peças de vestuário produzidas por Maria Adelaide da Silva, obras com emblemas dos times de futebol da cidade, porcelanas do século XIX, mapas, iconografias e selos comemorativos, dentre outros objetivos. A mostra é composta também de documentos sobre as transformações promovidas em São Paulo, no decorrer dos anos. Outro aspecto abordado na exposição é a história do samba na cidadeTraz para os dias de hoje um pouco do samba da cidade, com os shows dos músicos Cesinha Pivetta, Osvaldinho da Cuíca e Toinho Melodia.

Para Emanoel Araujo a exposição junta o passado, presente e o futuro. Um passado que se fez primeiramente como uma vila e depois com seu esplendor dos belos prédios, de seus belos edifícios públicos e privados.

“SÃO PAULO 461 – HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UMA METRÓPOLE”
ABERTURA: 25 DE JANEIRO, 12h

  • Museu Afro Brasil
  • Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
  • Parque Ibirapuera – Portão 10
  • São Paulo / SP – 04094 050
  • Fone: 55 11 3320-8900
  • www.museuafrobrasil.org.br

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário