Início » Atividades » Cultural » Exposição » Ai Weiwei faz exposição na Oca do Parque Ibirapuera

Ai Weiwei faz exposição na Oca do Parque Ibirapuera

por Redação

Ai Weiwei, o famoso artista e ativista dissidente chinês faz a maior exposição de sua carreira aqui na Oca.

Obra Lei da Jornada representa barco de refugiados no parque.

A exposição “Raiz” na Oca do Parque Ibirapuera de Ai Weiwei reúne trabalhos inéditos e outros já consagrados para você conferir por R$20 (vinte reais). A exposição fica em cartaz de outubro de 2018 a 20 de janeiro de 2019, abre de terça á sábado das 11h às 20h e domingos e feriados fecha 1 hora mais cedo, às 19h.

“Cresci no deserto de Gobi, com praticamente nenhum verde, só areia e rochas. E aqui é completamente o oposto” – Ai Weiwei

A exposição Raiz é voltada à comunidade e tem um impressionante orçamento de 10 milhões de reais. Sem o uso dos recurso da Lei Rouanet o orçamento da exposição impressiona e de certa forma revoluciona. Para se ter uma idéia, 10 milhões é metade do inflado custo de manutenção anual aqui do parque, ou o dobro do que foi captado pela Rouanet para reformar o interminável Pavilhão das Culturas Brasileiras, espaço ameaçado de virar um aquário com a postergada concessão do parque se feita para empresas.

Raiz

Não é só o custo e porte com setenta obras de arte pesando 500 toneladas e distribuídas pelos 8.000 m² aqui da Oca do Ibirapuera que impressionam. O resultado de obras minuciosas e de produção de comunidades locais como uma árvore gigante de Pequi já morta e trazida de Trancoso na Bahia chama atenção.

“Fazer uma exposição em uma cultura e terra tão fortes como o Brasil não é fácil. Requer um entendimento profundo da sociedade, do estilo de vida, da língua, da personalidade do povo e das condições políticas”

Ex-votos

Entre as obras expostas, há trabalhos como o “Forever Bicycles”, gigantesca escultura de bicicletas instalada do lado de fora do parque e “Sunflower Seeds”, composta de 100 milhões de sementes de girassol feitas de porcelana por uma comunidade de mulheres em Jingdezhen, no sul da China.

‘RAIZ’ de AI WEIWEI

  • Quando Ter. a sáb., das 11h às 20h; dom. e fer., das 11h às 19h. De 20/10 a 20/1/2019
  • Onde Oca – pq. Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
  • Preço R$ 20 (pode comprar na hora ou com horário marcado)

Talvez também lhe interesse ler