Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Pavilhão Japonês » Espaços do Pavilhão Japonês serão retratados pelo Urban Sketchers

Espaços do Pavilhão Japonês serão retratados pelo Urban Sketchers

por Helena Yang

Coletivo de desenhistas livres se reunirão para registrar, em desenhos e aquarelas, as paisagens e jardins do Pavilhão

Você já ouviu falar dos Urban Sketchers? O grupo é formado por artistas e profissionais de diferentes especialidades que praticam o desenho de locação ou “plein air”. Sim, eles se reúnem em um determinado local para registrar a arquitetura, as pessoas ou paisagens do local em que vivem ou escolhem para visitar.

A próxima agenda do grupo será o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, no sábado (13 de junho), a partir das 10h.

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

O paisagista Ronaldo Kurita, representante do grupo Urban Sketchers São Paulo, explica como será o encontro, que deve reunir cerca de 20 desenhistas: “Cada participante fica livre para visitar o espaço em seu ritmo e, portanto não há aglomeração. Cada um escolhe um ponto diferente para observar e desenhar o local e produzir seu desenho ao ar livre”.

Urban Sketchers2

Urban Sketchers em ação no Largo São Francisco

Com uma prancheta ou um caderno (pequeno, médio ou grande), olhos atentos e sensibilidade nas pontas dos lápis ou pincéis, eles vão registrando em seus “diários” as imagens captadas durante os encontros que organizam.

Segundo Kurita, está sendo estudada a possibilidade de uma exposição apresentando os desenhos do Pavilhão Japonês produzido pelo grupo.

“O grupo de São Paulo se reúne a cada 15 dias, num local pré-determinado, a fim de registrar em nossos cadernos situações que nos chamem atenção de alguma forma, seja pela arquitetura do edifício, pela importância histórica do local, ou pelas pessoas que frequentam o ambiente”, explica.

O Pavilhão Japonês foi um presente entregue à cidade pela colônia japonesa por ocasião do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O calmo e agradável espaço, localizado dentro do Parque Ibirapuera, é inspirado no Palácio Katsura, da cidade de Quioto. Saiba mais.

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

Pavilhao Japones. Foto Marcelo Iha

Participação aberta

Kurita informa que, nesse dia 13 de junho, o público em geral poderá acompanhar e também participar das atividades. “A participação no grupo é gratuita e basta trazer seu próprio material artístico e se juntar a nós. Não damos aulas nem instruções, mas há a troca de experiência na interação entre os membros do grupo”. Assim, cada membro tem a liberdade de utilizar a técnica que prefere, sendo elas: desenho a lápis, desenho a caneta, aquarela, marcadores, etc.

Urban Sketchers no mundo

Urban Sketchers

O grupo no Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes

O movimento Urban Sketchers foi fundado nos Estados Unidos, em 2007, e atualmente possui grupos locais espalhados pelo mundo todo. Anualmente, acontece um Simpósio Mundial em uma determinada cidade no mundo, sendo que o 5º Simpósio foi no Brasil, na cidade de Paraty, em agosto de 2014.

Para mais informações sobre o grupo, o blog oficial é: www.brasil.urbansketchers.org

 

Sobre o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera

Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Alvares Cabral
Funcionamento: Quarta, Sábado, Domingo e Feriado
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Ingresso: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Tel: (11) 5081-7296 e 3208-1755 ramal 124
E-mail: pavilhao@bunkyo.org.br

 

QUER AJUDAR A DEIXAR O PARQUE IBIRAPUERA MAIS BONITO?

Junte-se a nós do Parque Ibirapuera Conservação e seja um voluntário ou partipe da campanha Ibira Amo e Cuido. Vista esta camisa!!!

Talvez também lhe interesse ler