Início » Arquivo com artigos resgatados » História e Cultura » Passeio com música no parque XIII

Passeio com música no parque XIII

por Roberto Carvalho de Magalhães
O rock’n’roll surgiu e chegou ao Brasil na mesma época em que o Parque Ibirapuera foi criado. Descubra quais foram as primeiríssimas gravações de rock’n’roll em terras tupiniquins nesta nossa nova proposta de passeio no Parque Ibirapuera com música do tempo em que ele foi criado.
Parque Ibirapuera no ano da sua inauguração, 1954, o ano do IV Centenário de São Paulo.

Parque Ibirapuera no ano da sua inauguração, 1954, o ano do IV Centenário de São Paulo.

O rock and roll (também escrito rock’n’roll ou rock & roll) não surgiu de repente. Surgiu nos Estados Unidos, num processo longo de fusão entre vários estilos musicais – entre os quais, o blues e o jazz – nas décadas de 1940 e 1950. Mas uma música em particular decretou o seu sucesso e a sua difusão no mundo: Rock Around the Clock. Composta por C. Freedman e James E. Myers em 1952, foi gravada por Bill Haley & His Comets em 1954 – ano da inauguração do Parque Ibirapuera. Em 1955, ela invade as rádios e começa a ganhar infinitas versões.

A primeira gravação de Rock Around the Clock – e de rock’n’roll em geral – no Brasil, foi realizada em 1955 pela cantora carioca Nora Ney, que usou a letra original em inglês. No mesmo ano, a jovem atriz e cantora de Santos (SP) Heleninha Silveira lançou a sua versão em português, que, porém, não obteve o sucesso esperado.

As cantoras Nora Ney e Heleninha Silveira e os selos dos seus discos com Rock Around the Clock.

As cantoras Nora Ney e Heleninha Silveira e os selos dos seus discos com Rock Around the Clock.

O período é de grande efervescência cultural e a música brasileira vê o início de duas revoluções contrastantes: a da bossa nova e a do rock. A entrada do rock’n’roll no Brasil teria, na década seguinte, um dos primeiros desdobramentos: o iê-iê-iê dos integrantes da assim chamada Jovem Guarda. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa foram três dos protagonistas do iê-iê-iê, que não deixava de ter também a influência da música hillbilly ou rockabilly à la Elvis Presley. No mesmo período, em São Paulo, aparecem os Mutantes. Deles sairia, no começo da década seguinte, aquela que é até hoje a musa do rock/pop brasileiro: Rita Lee.

Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos - numa fotografia da década de 1960 - foram entre os primeiros a dar uma forma brasileira ao rock'n'roll.

Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos – numa fotografia da década de 1960 – foram entre os primeiros a dar uma forma brasileira ao rock’n’roll.

Os Mutantes – Arnaldo Baptista no baixo, Rita Lee e Sérgio Dias na guitarra – em show de 1970.

Os Mutantes – Arnaldo Baptista no baixo, Rita Lee e Sérgio Dias na guitarra – em show de 1970.

Neste passeio com música da época em que o Parque Ibirapuera foi criado, propomos as duas primeiras gravações que marcaram a entrada do rock’n’roll no país. Em seguida – e fugindo à regra desta série de artigos, ou seja, de sό apresentar músicas da época de criação do Parque Ibirapuera –, convidamos o leitor a ouvir alguns dos desdobramentos do novo estilo musical, especialmente nos vinte anos que seguem, privilegiando uma veia cheia de humor e irreverência. O Parque Ibirapuera é até mesmo citado em uma das músicas escolhidas. Quer descobrir qual é? Ouça a playlist – quem sabe durante uma caminhada no parque. Você vai se divertir.

Talvez também lhe interesse ler