Início » Arquivo com artigos resgatados » Multas indevidas aplicadas por CET no Parque Ibirapuera

Multas indevidas aplicadas por CET no Parque Ibirapuera

por Redação

Guardas da CET aplicam multas indevidas no Parque Ibirapuera e nós usuários e amigos do Parque não podemos deixar por isto mesmo. Aos pesquisar, descobrimos que o erro é rotineiro e nossa ONG já disponibilizou tinta própria (se estiver em falta) para marcação adequada das vagas.

Neste final de semana encontramos no parque usuários do parque revoltados com a postura pouco profissional da CET na aplicação de multas e fomos averiguar os fatos para descobrir como poderiamos ajudar a fazer a diferença. Em conversa em tom muito razoável, o supervisor Sr. Pacífico reconhece o erro da equipe, esta a par do situação e se dispôs a ajudar. Nós do Parque Ibirapuera Conservação também. Confira:

No estacionamento do bolsão do Portão 7 há uma placa de vagas de idoso tão confusa que causa transtorno aos freqüentadores e saia justa os funcionários da CET:

Proprietários dos veiculos escuros (direta e esquerda) multados, pedindo por explicações aos CETs. Multas indevidas por sinalização precária. ONG que ajudar arrumar. 18/out/14. Bolsão do portão 7.

Proprietários dos veiculos escuros (direta e esquerda) multados, pedindo por explicações aos CETs. Multas indevidas por sinalização precária. ONG quer ajudar a arrumar. 18/out/14. Bolsão do portão 7.

Placa atual. Não faz referencia ao número de vagas e não há marcação em solo.

Placa atual. Não faz referencia ao número de vagas e não há marcação em solo.

Modelo retirado do site do Denatram, onde explica como dever a placa e a marcação no solo.

Modelo retirado do site do Denatram, onde explica como dever ser a placa e ter marcação no solo.

Marcação em solo necessário segundo Denatram. No parque só há para vagas acessíveis. Confusão nas de idoso.

Marcação em solo necessário segundo Denatram. No parque só há para vagas acessíveis. Confusão nas de idoso.

 

Em conversa com Sr. Pacífico, supervisor da CET no Bolsão, ele reconheceu que as pinturas de solo não estão lá ja há muito tempo e tampouco são claras as placas que não indicam quantas e quais as vagas são reservadas a idosos. Segundo informou, orienta os colegas da CET a não multar nestes locais com sinalização precária. Porém, o que acontece é nem todos guardas estão “a par” ou preocupados. Alguns multam sem observar que a sinalização é confusa, sem importar com a falta de clareza no local.

O que recomenda o supervisor da CET a quem foi multado:

Aos usuários multados, resta contestar a multa com todo processo moroso, batendo foto e explicando repetidamente o porque da multa indevida.

Contrateste contribui para a confusão:

acessivel

Vagas acessíveis com pintura, ao contrário da de idosos.

As vagas acessíveis a 15m do local estão pintadas e marcadas devidamente, o que contribui ainda mais para confusão. Ao não pintar e indicar as vagas de idosos, orientando o usuário como pede a lei, a negligencia da CET instiga a revolta (com razão) os usuários. Ninguém quer isto. Queremos respeito dos dois lados.

O que o Parque Ibirapuera Conservação (ONG) fez:

Nós do Parque Ibirapuera Conservação, organização não governamental, através do nosso coordenador Thobias, oferecemos ao Sr. Pacífico, supervisor da CET no local, tinta azul e branca própria para piso para juntos pintarmos as vagas corretamente. As tintas já estão separadas e a disposição. Estamos aguardando um ok (vá em frente) da CET ou providência para resolvermos ao menos a marcação coerente no solo e assim evitar mal estar naqueles que buscam tranqüilidade no parque. Também levamos o assunto para pauta no Conselho Gestor do parqque

Resposta (Reunião ordinária 5/nov com a CET no Parque)

Em apresentação da CET para o Conselho Gestor do Parque Ibirapuera no dia 5/nov, pelos gestores de fiscalização e projetos, Telma e Herbert Santos, a CET reconheceu a sinalização precária, não só concordando com a contestação das multas, mas se comprometeu com o apoio da administração do parque a arrumar.

Telma na reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera explicando as sinalização

Telma (CET) na reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera explicando as sinalização

Na reunião também apontou indicadores importantes, outras áreas que merecem a atenção, inclusive estudo de mudança da entrada do portão 3 para 2. Em breve postamos mais. Moral: mobilização social, interesse e engajamento dos usuários faz da cidade e parque um lugar melhor.

Atualização:

Após alguns meses (maio/2015) recebemos a imagem abaixo da equipe de fiscalização de estacionamentos da CET!!

IMG_1614 (1)

Vagas com pintura adequada e substituição da placa a caminho.

Quer fazer parte da nossa equipe? Confira a inscrição para super voluntários do parque.

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário