Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu de Arte Moderna » MAM oferece atividades lúdicas na Semana Mundial do Brincar

MAM oferece atividades lúdicas na Semana Mundial do Brincar

por Regiane Tosatti

Nos dias 27, 28 e 30 de maio acontece uma programação especial no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), localizado no Parque Ibirapuera, para ressaltar a importância do brincar na sociedade e na formação da criança. Trata-se da Semana Mundial do Brincar, comemorado em todo o país e promovida pela Aliança pela Infância.

Imagem: MAM

Imagem: MAM

A Semana Mundial do Brincar no MAM terá atividades lúdicas como oficinas destinadas a bebês, brincadeiras que estimulam a criatividade infantil, feira de troca de brinquedos, além de apresentação musical.

Todas fazem parte do programa Família MAM, que realiza atividades para crianças e seus acompanhante, na qual um dos eixos é a promoção da cultura tradicional da infância.

As atividades começam na quarta-feira (27/5), às 14h30, com a Vivência para pais e filhos, ministrada pela arte-educadora dinamarquesa Anna Marie Holm. Realizada no Jardim de Esculturas, a oficina é dirigida para famílias com bebês a partir de seis meses de idade que podem experimentar uma abordagem com foco na simplicidade, na natureza e no movimento dos pequenos para propor estratégias de encontro com a linguagem da arte. São oferecidas vagas para 30 bebês e os interessados devem retirar senha com 30 minutos de antecedência.

No Dia Mundial do Brincar, comemorado na quinta-feira (28/5) são realizadas duas atividades que estimulam a criatividade e a parte lúdica de crianças a partir de dois anos de idade e seus acompanhantes. A partir das 10h30, acontece a Visita sensorial ao Jardim de Esculturas com piquenique com desenhos comestíveis, em que os participantes têm a oportunidade de produzir desenhos e esculturas utilizando frutas e verduras, seguida de degustação das criações e visita mediada no Jardim de Esculturas. Na parte da tarde, a partir das 14h30, é a vez da Visita sensorial ao Jardim de Esculturas com composição de desenhos e esculturas com elementos da natureza, em que os pequenos participantes são estimulados a recolher material encontrado no entorno do museu, no Parque Ibirapuera, para depois transformá-los em desenhos e esculturas no ateliê do MAM. Ambas atividades duram cerca de 1h30 e possuem 25 vagas cada uma.

No sábado (30/5), a partir das 11h, há uma feira de troca de brinquedos em frente ao painel de OsGêmeos, na marquise do MAM. As crianças, de todas as idades e classes sociais, podem trazer quantos brinquedos quiserem para negociar as trocas, e educadores do museu acompanham e ajudam na mediação.

Para finalizar, no mesmo dia, às 16h30, acontece a apresentação musical Canto Livro – O som dos meninos quietos, destinado a todos os públicos e com interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na estória, o protagonista é um menino quieto que sempre observa e cria os próprios brinquedos ao brincar de imaginar. A apresentação faz uma viagem pela infância sertaneja, inspirada na obra de João Guimarães Rosa. A pesquisa e concepção do roteiro é da artista plástica Selma Maria, que mistura contação de estória, texto e música num contraponto dinâmico e divertido. O Som dos Meninos Quietos vem das canções dos irmãos Jean e Paulo Garfunkel, compostas especialmente para o espetáculo.

SERVIÇO

Semana Mundial do Brincar no MAM

Vivência para pais e filhos – com a arte-educadora dinamarquesa Anna Marie Holm

Data: 27 de maio (quarta-feira)

Horário: 14h30

Local: Jardim de Esculturas

Classificação indicativa: bebês com mais de seis meses de idade

Vagas: 25 bebês e seus acompanhantes

Grátis – retirar senha com meia hora de antecedência

 

Visita sensorial ao Jardim de Esculturas com piquenique com desenhos comestíveis

Data: 28 de maio (quinta-feira)

Horário: 10h30

Local: Jardim de Esculturas

Classificação indicativa: crianças a partir de dois anos de idade

Vagas: 25 crianças e seus acompanhantes

Grátis – retirar senha com meia hora de antecedência

 

Visita sensorial ao Jardim de Esculturas com composição de desenhos e esculturas com elementos da natureza

Data: 28 de maio (quinta-feira)

Horário: 14h30

Local: Jardim de Esculturas

Classificação indicativa: crianças a partir de dois anos de idade

Vagas: 25 crianças e seus acompanhantes

Grátis – retirar senha com meia hora de antecedência

 

Feira de troca de brinquedos

Data: 30 de maio (sábado)

Horário: a partir das 11h

Local: em frente ao painel dos Gêmeos, na marquise do MAM

Classificação indicativa: livre

Aberto ao público

 

Apresentação musical Canto Livro – O som dos meninos quietos

Data: 30 de maio (sábado)

Horário: 16h30

Local: Auditório Lina Bo Bardi

Classificação indicativa: livre

Aberto ao público

 

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Informações: educativo@mam.org.br

Endereço: Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3

Tel.: (11) 5085-1313

www.mam.org.br

http://www.facebook.com/MAMoficial

http://www.twitter.com/MAMoficial

http://www.youtube.com/MAMoficial

Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5 por 2h)

Acesso para deficientes

Restaurante/café

Ar condicionado

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário