Home História

História

Durante os mais de 60 anos de história no Ibirapuera, o parque passou por mudanças e recorrentes ciclos de dificuldade de investimento na manutenção e restauração de suas áreas verdes. Em 2010, a partir das reuniões do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera, um grupo de usuários e conselheiros determinados e insatisfeitos com esta dinâmica resolveu plantar uma semente e trabalhar por melhorias estruturais. O desafio: implementar uma boa governança, melhorar a gestão e atrair inúmeras pessoas e empresas interessadas em associar sua imagem a de um parque limpo, seguro e bonito.

O grupo começou a pesquisar e trabalhar em alternativas de gestão mundo afora que melhor se enquadraria na realidade paulistana. O solução precisava ser de interesse público, mas ter gestão ágil e eficaz para identificar, preservar e melhorar os ativos e áreas naturais, históricas e culturais do parque. Assim nasceu o Parque Ibirapuera Conservação. Hoje a organização trabalha tanto na recuperação como prevenção de declínios futuros, estruturando projetos de melhorias no Ibirapuera, como também gerando receitas acessórias inteiramente investidas no parque.

Em 2015, o PIC recebeu o título de OSCIP pelo Ministério da Justiça que não só mostra o comprometimento com transparência e governança, mas que facilita parcerias mais estruturadas com o setor público. Hoje o PIC segue propondo melhorias à prefeitura e trabalhando para cuidar das áreas do Parque Ibirapuera para estas e futuras gerações.

Durante seus 7 anos, o Parque Ibirapuera Conservação estabeleceu uma reputação como líder em inovação entre organizações sem fins lucrativos.