Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Fumar ou não fumar – eis a questão (II)

Fumar ou não fumar – eis a questão (II)

por Roberto Carvalho de Magalhães

A pesquisa sobre leis antifumo e, especialmente, sobre a proibição de fumar em parques urbanos, nos levou longe e descobrimos que, em benefício da saúde pública e da preservação do meioambiente, em muitos lugares as restrições incluem praias públicas e até mesmos vastas áreas de preservação.

smoking-ban-in-parc-de-montsouris-in-paris

Até 2011, quase 500 cidades americanas tinham proibido fumar em praias e parques públicos. New York, cujo exemplo demos num artigo publicado em 18 de dezembro de 2015, não foi a primeira nem a última.

Em Chicago, por exemplo, é proibido fumar nas praias do Lago Michigan sob sua jurisdição e em todos os parques infantis da cidade desde 2007. Recentemente, a cidade ampliou a proibição de fumar à totalidade dos parques e aos portos.

Oak Street Beach, uma muitas praias e parques de Chicago onde não se pode fumar (fonte: www.windycityart.com)

Oak Street Beach, uma das praias e parques de Chicago onde não se pode fumar (fonte: www.windycityart.com)

Em Los Angeles, é proibido fumar em todos os parques da cidade desde 2009; e a proibição se estende também a todas as praias do município, com exceção dos estacionamentos.

As restrições ao fumo são ainda mais antigas – datam de 2004 – e mais severas em São Francisco. Na cidade da Golden Gate Bridge, é proibido fumar em parques públicos e em todo e qualquer espaço aberto sob jurisdição dos departamentos municipais ou da Comissão de Parques e Recreação. Isso inclui muitos espaços públicos: parques, praças, jardins, campos esportivos, embarcadouros e feiras ao ar livre, sem esquecer os parques infantis.

Alamo Square Park, um dos muitos parques de São Francisco onde não se pode fumar.

Alamo Square Park, um dos muitos parques de São Francisco onde não se pode fumar.

Mais recentemente, em maio de 2015, o superintendente do Departamento de Parques e Recreação de Seattle decidiu estender o regulamento – que já proibia que se fumasse a menos de oito metros de distância dos usuários não fumantes – à proibição total de se fumar nos 465 parques públicos da cidade. A proibição foi aprovada unanimemente pelo conselho de gestão dos parques municipais.

Salt Lake City (Utah) é outra cidade com proibição de fumar em parques municipais. A proibição inclui, também, praças, campos esportivos, campos de golfe, cemitérios e trilhas de propriedade do município. Mas a lista é e está ficando cada vez mais longa e, inclui, entre outras, cidades como Atlanta (Geórgia) e Albuquerque (New Mexico).

A mesma tendência se observa no Canadá. Eis um exemplo: é proibido fumar nos parques e nas praias da cidade de Vancouver desde 2010 e, em Ottawa, a proibição de fumar inclui toda e qualquer propriedade municipal – parques, praças, escolas, áreas adjacentes aos edifícios públicos, etc..

Esquerda: proibição de fumar em todos os espços municipais de Ottawa; direita: vinheta usada no portal da Prefeitura de Vancouver para divulgar a proibição de fumar nos parques e praias da cidade.

Esquerda: proibição de fumar em todos os espços municipais de Ottawa; direita: vinheta usada no portal da Prefeitura de Vancouver para divulgar a proibição de fumar nos parques e praias da cidade.

Via de regra, as motivações de tais proibições são as mesmas e substanciais: evitar o fumo passivo e os seus malefícios, especialmente nas crianças; reduzir a poluição do meio-ambiente por substâncias tóxicas – algumas das quais cancerígenas – presentes nos tocos de cigarro; impedir que os tocos de cigarro causem danos à fauna por ingestão e que acabem nos córregos, riachos e lagos e contribuam, assim, para a poluição da água e estrague a beleza natural dos lugares. Motivações difíceis – se não impossíveis – de objetar, a não ser quando o egoísmo individual quer prevalecer sobre o bem da coletividade…

Leia sobre a proibição de fumar nos parques de Chicago: http://www.chicagotribune.com/news/columnists/ct-smoking-parks-schmich-met-20140913-column.html)

Não deixe de ler também:

Fumar ou não fumar – eis a questão (I): http://parqueibirapuera.org/fumar-ou-nao-fumar-eis-a-questao-i/

Cheire flores, não fumaça (http://parqueibirapuera.org/cheire-flores-nao-fumaca/)

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário