Home Planetário Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini

Planetário Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini

Sessões gratuitas aberta ao público

Os horários das sessões são: 13h, 15h, 17h e 19h. Duram aproximadamente 40 minutos e são gratuitas. Ocorrem aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro.

Nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) as sessões abertas ao público ocorrerão às sextas-feiras às 15h e 17h, e os sábados, domingos e feriados às 13h, 15h, 17h e 19h.

Por questões relacionadas à segurança e ao ambiente interno da sala durante as sessões, é permitida a entrada de crianças menores de 5 (cinco) anos, desde que os pais ou responsáveis apresentem o documento de identidade.

É importante destacar que, em fins de semana de 4 (quatro) dias, prolongados por feriados, não haverá sessão na emenda da data comemorativa.

Senhas em sessões para o público:

As senhas para as exibições ao público serão distribuídas sempre uma hora antes do horário das sessões, ou seja, a partir de 12h, 14h, 16h e 18h dos sábados, domingos e feriados.

Não será feita reserva de lugares por telefone, internet, e-mail ou qualquer outro método que não seja a distribuição de senhas dentro dos horários estabelecidos.

Bilheterias:

Haverá duas bilheterias, uma destinada ao público em geral e outra para atendimento prioritário destinado à melhor idade, aos gestantes, aos obesos e às pessoas com deficiência, obedecendo à legislação vigente dos Estatutos do Idoso e do Portador de Deficiência.

O Estatuto do Portador de Deficiência prevê, em seu artigo 23, que teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares reservarão, pelo menos, dois por cento da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto em locais diversos, de boa visibilidade, próximos aos corredores, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

A sala de projeção do Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera terá reservadas 13 senhas para atendimento prioritário a pessoas com deficiência com 6 espaços para cadeiras de roda, além de outras 13 para gestantes, idosos e obesos. Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante.

Das 308 senhas por sessão, teremos, portanto, 52 assentos reservados para atendimento prioritário e seus acompanhantes.

Logo, para o público em geral, serão disponibilizadas 256 senhas que serão distribuídas a partir de uma hora antes de cada sessão.

Caso sobrem senhas das vagas para atendimento prioritário, estas devem ser distribuídas no momento da entrada, 5 minutos antes da sessão.

Agendamento escolar

Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário Professor Aristóteles Orsini, por meio de agendamento prévio realizado pelo e-mail:
agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br

As sessões oferecidas para agendamento escolar acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras. São quatro horários de exibição: às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Cada apresentação tem aproximadamente 40 minutos de duração.

Mais informações pelo telefone: (11) 5575 5206.


Informações gerais para as escolas
:

1. Recomendamos que o ônibus chegue no mínimo 30 minutos antes do início da atividade, pois é necessário um tempo de deslocamento do portão até o prédio (uma caminhada estimada em cinco minutos) e em seguida, ida aos sanitários e organização dos alunos.

2. O desembarque dos visitantes será pelo portão 10 do Parque Ibirapuera, na Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, em frente a Assembleia Legislativa. O trajeto do Portão 10 (que é o portão de desembarque) até o Planetário é de 5 minutos a pé. Sugerimos que se com mais tempo, programar também um visita ao Bosque da Leitura, um espaço lúdico no meio das árvores e ao lado Viveiro Manequinho Lopes.

3. Em caso de chuva ou garoa, trazer guarda-chuva ou capa por precaução, pois estamos localizados em uma área livre do Parque Ibirapuera.

4. A atividade iniciará impreterivelmente no horário previamente agendado, pois não podemos comprometer o atendimento da próxima sessão com atrasos. O tempo total de duração da sessão oferecida no Planetário é de aproximadamente 40 minutos.

5. A sala possui capacidade máxima para 300 pessoas. As turmas agendadas para o horário em questão não podem ultrapassar o numero máximo descrito na solicitação de agendamento.

6. Não é permitido consumir bebidas ou comidas nas dependências do prédio do Planetário ou da Escola Municipal de Astronomia. Chicletes, balas, chocolates, pirulitos e afins também não são permitidos. Solicitamos a gentileza de organizarem o período de lanche após a visita ao Planetário.

7. As poltronas estão dispostas em círculos e a projeção ocorre no alto da cúpula, desta forma não há lugares privilegiados na sala. A entrada das escolas ocorrerá por ordem de chegada. As poltronas possuem reclinação e travamento automático adequado ao formato da sala e ao tipo de projeção. Os pés não devem ser apoiados na poltrona da frente.

8. Não é permitido o uso de aparelhos celulares, máquinas fotográficas ou outro equipamento que emita luz dentro da sala. A projeção das estrelas é realizada com a sala totalmente escura. Qualquer luz que não seja emitida pelo projetor atrapalha a sessão. É fundamental que todos desliguem e guardem seus celulares. Caso não desliguem, a equipe interna da sessão deverá recolher o celular e entregar ao professor na saída.

9. Recomendamos que tragam agasalhos, pois a sala possui ar-condicionado e por questões técnicas a temperatura é mantida num patamar baixo, entre 18 e 22 graus.

10. Os alunos devem estar cientes que praticamos a coleta seletiva dos resíduos da seguinte forma: resíduos recicláveis (papeis, plásticos, vidros e metais limpos) e rejeitos aterráveis (chicletes, papéis de

Sobre o Planetário

Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957 é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

No planetário funciona um projetor ultrapassado do século passado da alemã Carl Zeiss recém arrumado. Quando colocarem um projetor digital, os frequentadores poderão viajar pelo espaço. Aguardamos por este momento e nós amigos da Conservação estamos ansiosos por poder ajudar a fazer acontecer.

Fotos Internas

2

Crianças no planetário (Divulgação)

4

Projetor de manutenção cara e recursos limitados (Divulgação)

Visite também a Escola de Astrofísica clique aqui enquanto você espera.

Veja um vídeo (se tivéssemos no planetário um projeto digital extra poderíamos ver coisas do gênero)

Informações:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Sessões: sábados e domingos, com duas sessões, sendo a primeira as 15h00min, sessão voltada ao publico infantil e a segunda as 17h00min, voltada ao publico geral.
Contato: 11 5575-5206
Site prefeitura: Planetário

Foto destaque: Rodrigo Soldon (cc)

Acredita no poder transformador da sociedade civil organizada?Seja um voluntário
+