Início » Parque Ibirapuera » Ar Livre » Árvore de Natal 2015 no Parque Ibirapuera

Árvore de Natal 2015 no Parque Ibirapuera

por Redação

A um passo de uma árvore de verdade

Economia, eficiência e sustentabilidade. Poderíamos aproveitar este momento de crise para pensar em como fomentar um natal especial. Talvez vislumbrar para o próximo ano uma árvore de verdade, mais barata e bonita, como a árvore do Rockfeller Center em Nova Iorque que é um pinheiro de verdade e pago pelos comerciantes do entorno que lucram com movimento, geram impostos e consolidam o espaço como um centro comercial. Ou mesmo a do Trafalgar Square em Londres, também um elegante pinheiro de verdade iluminado doado anualmente pela prefeitura de Oslo.

Onde fica a Árvore do “Ibirapuera”

Por que seguir construindo a árvore onde não há comércio, onde o cidadão não consegue chegar perto? Segundo pesquisa veiculada pela SPTuris, a árvore é a atração de natal mais conhecida da cidade, porém quase metade não a quer onde ela fica atualmente. Não estaria na hora de mudar o local e conceito? Buscar um espaço com bancos, cadeiras e serviço, ou mesmo incentivando atividades que possam gerar recursos para consolidar um área de comércio e pagar pela árvore. Feirinha de natal com comida, lojas e entorno iluminados. Afinal, sabemos que a cidade não tem recursos para investir no Natal, mas ninguém quer ser eternamente refém de campanhas de marketing ou incentivos culturais, também dinheiro nosso.

Praça (ilha) onde a Árvore de Natal é instalada

Praça (ilha) onde a Árvore de Natal é instalada

Busquemos um local onde o entorno possa e queira participar. Para onde na cidade você acredita que a árvore 2016 poderia migrar? Vale do Anhangabaú?

A novela do tamanho

Sem ti-ti-ti. Claro que grande é geralmente melhor que pequena, afinal é uma árvore para a cidade. Mas, paremos para pensar. O tamanho desta ano esta ótimo! Tão bom que seja onde for colocada ano que vem, com este tamanho já pode ser substituída por uma árvore de verdade. Mais econômica e bonita. :-)

Fonte SPTuris. Ilustração G1.

Fonte SPTuris. Ilustração G1.

No Rio de Janeiro a árvore da lagoa cresceu tanto que caiu semana passada.

Histórico fotográfico das árvores

2015

arvore

Árvore de Natal 2015. Foto nilton_sg_/Instagram (parte)

2014

17/12 - Árvore de natal é vista em meio à árvores decoradas com luzes no parque do Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Árvore de Natal 2014 (Foto Marcelo/G1)

2013

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2013 (Foto: Raul Zito/G1)

Árvore de Natal 2013 (R.Zito/G1)

2012

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2012 (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Árvore de Natal 2012 (Foto: R.Cerqueira/FuturaPress)

2011

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2011 (Foto: Bruno Poletti/Frame/AE)

Árvore de Natal 2011 (Foto: B.Poleeti/AE)

2010

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2010 (Foto: Leonardo Soares/AE)

Árvore de Natal 2010 (Foto L.Soares/AE)

2009

Árvore de Natal 2009 (Foto J.Patricio/AE)

2008

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2008 (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Árvore de Natal 2008 (Foto: P.Toledo/G1)

2007

Árvore de Natal do Ibirapuera em 2007 (Foto: Alex Silva/AE)

Árvore de Natal 2007 (Foto: A.Silva/AE)

Se você chegou até aqui… tem um texto bônus. ;-)

Como manter o anseio da população por festejos natalinos, sem penalizar governança, educação e saúde? Certo é que não podemos ficar refém de grandes campanhas marqueteiras ou eventuais projetos milionários com incentivos fiscais (nosso dinheiro) para ter natal em São Paulo. O caminho é desenvolver o entorno de áreas específicas para que os comerciantes locais financiem por conta própria os festejos natalinos. Confira fotos de feiras natalinas em paises como a Australia, em Melbourne ou Brisbaine, onde o Natal é tão quente como o nosso. Árvores entre comércio e feiras na Europa.

Sim, acreditamos em São Paulo e que incentivar e promover feirinhas de natal organizada pelos próprios comerciantes é o caminho vencedor: comida, bebida, venda de objetos de decorações, souvenir, música de artistas de rua. Baixo custo e enorme impacto é igual a sustentabilidade.

Como está o projeto de revitalização do Anhangabaú? O local ainda precisa de ações de melhoria, mas como diz Roberto Carvalho de Magalhães (abaixo em comentários), incentivar a integração do comércio com a Sé, Teatro Municipal e até com as missas cantadas, canto gregoriano no Mosteiro de São Bento, aí sim teremos um interessante complexo natalício como forma de ajudar a revitalizar o centro.

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário