Início » Atividades » Cultural » Exposição » Arte produzida no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país, é tema de exposição de fotografias de Mauricio Nahas

Arte produzida no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país, é tema de exposição de fotografias de Mauricio Nahas

por Museu Afro Brasil

Com curadoria de Diógenes Moura, mostra integra projeto Do Pó da Terra, que terá livro, documentário e obras dos artistas do Vale Jequitinhonha.

Rio Jequitinhonha, Cidade de Itaobim, Autor: Mauricio Nahas

Rio Jequitinhonha, Cidade de Itaobim, Autor: Mauricio Nahas

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a partir do dia 12 de novembro (quinta-feira), às 19h, a exposição “Do Pó da Terra”, com 50 imagens em preto e branco feitas pelo fotógrafo Mauricio Nahas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A mostra, que tem curadoria de Diógenes Moura, faz parte de um projeto que envolve o lançamento de um livro de fotografias e de um longa documentário, todos produzidos com um mesmo objetivo: revelar quem são e como vivem os artistas da região, em sua maioria mulheres.

Amauri, Cidade de Minas Novas, Autor: Mauricio Nahas

Amauri, Cidade de Minas Novas, Autor: Mauricio Nahas

O projeto Do Pó́ da Terra, idealizado pelo produtor e agente fotográfico Fernando Machado, tem como objetivo lançar um novo olhar – mais verdadeiro e sensível – sobre a produção artística em cerâmica e argila dos moradores da região conhecida por sua realidade miserável. Desemprego, seca, altas taxas de mortalidade, alcoolismo, violência e o solo condenado pela monocultura do eucalipto fizeram com que o Vale do Jequitinhonha recebesse o apelido de Vale da Miséria.

Ateliê de Deuzani, Comunidade de Coqueiro Campo, Autor: Mauricio Nahas

Ateliê de Deuzani, Comunidade de Coqueiro Campo, Autor: Mauricio Nahas

 

SERVIÇO:
Exposição “Do Pó da Terra”
Abertura: 12 de novembro de 2015 – 19h
Encerramento: 03 de janeiro de 2016
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3)
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18hs.
Ingressos: R$ 6 – Entrada gratuita aos sábados

 

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário